extravio de bagagem

Procedimentos em caso de extravio de bagagem.

Vejam quais são as principais atitudes que você deve tomar caso seja vítima de um extravio de bagagem, em viagens aéreas.

 Caso o extravio de bagagem seja em voos nacionais.

 

A bagagem será considerada extraviada caso não seja entregue no seu ponto de destino. Quando isso acontece, deve-se procurar o

representante da companhia aérea ainda no interior do setor de desembarque.

O fiscal de Aviação da ANAC, localizado na Seção de Aviação Civil (SAC) nos principais aeroportos brasileiros, deve ser acionado em caso de problemas.

Confirmado o extravio de bagagem, a companhia aérea tem um prazo máximo de 30 dias para a localização e entrega da bagagem. Após esse tempo, o passageiro deve ser indenizado pela companhia.

Como medida de prevenção, o passageiro pode declarar os valores atribuídos à bagagem, mediante o pagamento de uma taxa suplementar estipulada pela companhia. Neste caso, a empresa aérea tem o direito de verificar o conteúdo da bagagem – e o valor da indenização é o declarado e aceito pela empresa.

Objetos considerados de valor, como jóias, papéis negociáveis ou dinheiro devem ser carregados na bagagem de mão, ficando a companhia isenta de responsabilidade sobre a perda ou dano.

Em caso de danos à bagagem, vigoram as mesmas regras. Somente serão considerados, para efeito de indenização, os objetos destruídos ou avariados que tenham sido protestados.

 

Caso o extravio de bagagem seja em voos internacionais.

A Convenção de Varsóvia limita a responsabilidade da companhia aérea em U$ 20 por quilo de bagagem extraviada. O passageiro também poderá optar por efetuar o despacho de seus pertences, resguardando-se através de uma Declaração Especial de Interesse.

Este documento discrimina minuciosamente o conteúdo da mala. Somente com esta declaração é possível ser indenizado integralmente, prevalecendo à responsabilidade da companhia aérea sobre os bens ali contidos.

 

 Compartilhe essas dicas com seus amigos.

Veja também:

GOL Linhas Aéreas anuncia que deixará de operar voos para Miami e Orlando

Cuidado, passagens aéreas costumam ter alta de até 80% em final de ano. 

Voeazul passagens aéreas, vale a pena conhece-la.

Itens proibidos em viagens aéreas.

 

 

 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *