Passagens aéreas pela internet

Vai comprar passagens aéreas pela internet? Cuidado para não cair em ciladas.

Procon alerta consumidor a ficar atento na hora de comprar passagens aéreas pela internet.

 

O Procon faz um alerta para quem costuma comprar passagem de avião pela internet: o consumidor tem de ficar atento às letrinhas miúdas e

aos valores na tela, para não pagar por serviços indesejados.Mais brasileiros estão fazendo as malas e viajando de avião. Quem costuma comprar o bilhete pela internet reclama.

“É tão pequena as letras que passa batido”, explica Adriana de Fátima Silva, esteticista.

As informações das cobranças extras devem estar bem claras e a disposição do consumidor. No site da companhia, um assento maior, mais confortável e a pré-reserva, custam pelo menos R$ 30 a mais. E o perigo pode estar na hora de fazer a escolha do serviço.

O seguro viagem, por exemplo, não é obrigatório. Mas sem querer, Betina comprou o serviço. “Não percebi, só quando olhei o bilhete. Já era tarde”, falou Betina Borges, cabeleireira.

Duas companhias foram notificadas, no mês passado, pelo Ministério da Justiça, por prática abusiva na venda da passagem em que o cliente foi induzido a comprar o seguro.

“A partir do momento em que a empresa coloca como opção, mas também de forma maldosa induz o consumidor a adquirir alguma coisa, isso sim passa a ser ilegal”, explicou Gilberto Dias, gerente do Procon de Minas Gerais.

De acordo com o código de defesa do consumidor, bagagem extra e acompanhamento de crianças que viajam sozinhas, são cobranças permitidas. Desde que o passageiro seja previamente avisado sobre o valor a pagar.

Junior perdeu o voo para o Rio de Janeiro, não teve direito ao reembolso e nem a troca do bilhete. “Não tem, porque a taxa de reembolso só acima de R$ 280, abaixo desse valor o dinheiro fica para a empresa. Isso é abusivo”, falou Junior Agostinho, contador.

E ainda tem companhia que cobra multa se o passageiro não embarcar.

“Como não existe legislação específica no sentido de limitar o valor das multas, as empresas aéreas de forma abusiva induzem o consumidor a pagar multas, muitas vezes superiores ao valor da passagem que ele adquiriu”, comentou Gilberto.

 

O site Passagens Aéreas Madrugada aconselha o consumidor a pesquisar muito, e na hora de fechar a compra LER com muita atenção os termos de contrato da companhia aérea e só depois então fechar a compra.

 

Compartilhem com seus amigos. Grato.

 

fonte: procon

Veja também:

Estudo revela qual melhor dia para se comprar passagens aéreas barata. 

Passagem aérea barata Tam

Passagens aéreas azul, principais perguntas e respostas. 

Super promoção de passagens Gol linhas Aéreas 

 

 

One comment

  1. Cuidado, portanto, com compras de passagem aerea por impulso. Se voce nao nunca estudou o destino que esta em promocao, estude antes de comprar. A melhor compra por impulso e para o destino que voce ja vem namorando ha tempos — e que sabe as epocas certas para viajar.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *